
A MALHA irá apoiar a resiliencia territorial do Algarve Central, apoiando a governança colaborativa e os circuitos curtos fazendo pontes entre agricultura local e agroecologica e cantinas coletivas.
MORFeuS – Mediterranean operational resilience framework for nexus-based territorial solutions é coordenado pelo INRAE, Montpellier, França, no âmbito do programa PRIMA S1 2024 – Gestão da água no Nexus, Tópico 1.1.1-2024 – Sustentabilidade da agricultura irrigada mediterrânica através da implementação da abordagem Nexus WEFE. O projeto conta com 18 parceiros e terá uma duração de 36 meses.
O objetivo do projeto MORFeuS é operacionalizar a integração e disseminação de soluções combinadas intersetoriais do Nexus (técnicas, organizacionais e em termos de políticas) para territórios resilientes e sustentáveis. O projecto irá abordar três desafios: i) identificar e avaliar a combinação específica de soluções necessárias para aumentar a resiliência do território considerado em relação a todos os recursos WEFE; ii) basear-se no conhecimento e nas necessidades das partes interessadas locais para combinar soluções técnicas, organizacionais e instrumentos políticos; iii) avaliar o potencial de expansão destas abordagens e soluções na Argélia, França, Marrocos, Portugal e Tunísia
O MORFeuS propõe uma abordagem de resiliência baseada no território para envolver as partes interessadas, as comunidades locais e os decisores na operacionalização e coavaliação de soluções combinadas de WEFE, visando a sua disseminação para a gestão de WEFE a longo prazo. Mobilizando uma estrutura de resiliência Nexus, o MORFeuS irá co-projetar e operacionalizar soluções combinadas em locais demonstração,
Desenvolveremos uma abordagem participativa operacional de Nexus Intersetorial para a resiliência e sustentabilidade territorial. O MORFeuS construirá laboratórios vivos territoriais, em cada Sítio de Demonstração, para co-projetar e operacionalizar combinações de soluções que construam o uso resiliente, parcimonioso e partilhado dos recursos de WEFE, enquanto analisa e resolve bloqueios.
A MALHA estará envolvida no WorkPackage 2: Co-design, operacionalização e avaliação de soluções à escala do DS, mais especificamente na Tarefa 2.1: Diagnóstico partilhado das soluções WEFE Água – Energia – Alimentos – Ecossistemas relevantes para o território e na Tarefa 2.4: Co-avaliação do impacto das soluções WEFE combinadas implementadas e do processo participativo associado.O local de demonstração é o Algarve Central, uma região que sofre de secas severas. a MALHA irá apoiar a viabilização de circuitos curtos para alimentação nas escolas e apoiar a concepção da gestão colectiva de água subterrânea. A MALHA trabalhará para trazer para o centro aqueles que estão à margem (pequenos agricultores, agricultores mais velhos, mulheres agricultoras…), dando visibilidade aos seus conhecimentos e práticas, que, ao serem ignorados, prejudicam a sustentabilidade da água, da agricultura e dos ecossistemas desta região.
